gov.br

Laboratório de Estudos de Políticas Públicas

Área do conteúdo

Encontros Universitários 2023. PROJETO DE PESQUISA: A INTERDISCIPLINARIDADE, INVESTIGAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Data de publicação: 7 de abril de 2024. Categoria: Notícias

PROJETO DE PESQUISA: A INTERDISCIPLINARIDADE, INVESTIGAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Orientador: Francisca Silvania de Sousa Monte
Autor Principal: ANDRÉA GEISIANE GOMES DA SILVA
Co-Autores: Milena Marcintha Alves Braz
Livia Rocha Rodrigues

Resumo:
Este resumo relata a experiência de atuação no Projeto “Metodologia de pesquisa como instrumento de formação no ambiente da graduação” (PROPAG/EIDEIA/UFC). Referido projeto tem como objetivo a orientação de estudantes de graduação do curso de Economia Ecológica na disciplina de Projeto de Pesquisa ministrada pela professora Dra. Silvania Monte em coorientação com a professora Dra. Milena Braz. A proposta tem como finalidade munir os discentes da graduação com conhecimentos sobre metodologia científica para que os mesmos elaborem seus projetos de pesquisa, instrumento norteador do Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho desenvolvido no projeto efetiva a prática de formação docente dos(as) mestrandos(as), pois, os mesmos ao acompanharem as aulas com as professoras estão absorvendo a práxis do magistério, bem como, a interdisciplinaridade entre a área da graduação e do Programa de Pós-Graduação, demonstrando a importância para a formação de profissionais que utilizam métodos de pesquisa científica baseados na ética, criticidade, criatividade, hermenêutica e que conseguem compreender as diversas áreas que um tema de pesquisa pode se situar. Para os estudantes da graduação, a relevância do projeto entre graduação e mestrado é o de aprofundamento na pesquisa científica com o suporte do (as) instrutores (as). Este projeto de articulação entre Graduação e Pós-Graduação faz uma conexão com o Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP/UFC), em especial com o projeto “LEPP nas Escolas”, cuja proposta ao final da disciplina é que os graduandos coloquem em prática seus aprendizados com a pesquisa e orientem os estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EMMTI) Jenny Gomes e Escola de Ensino Médio (EEM) São João Piamarta, da cidade de Fortaleza, Ceará, na elaboração de projetos de pesquisa na disciplina de Núcleo de Trabalho e Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS).