Encontros Universitários 2023. COMO A FEIRA DE PROFISSÕES PODE IMPACTAR POSITIVAMENTE PARA REDUZIR A EVASÃO DOS DISCENTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ?

Autor Principal: LIVIA BRITO DE MORAIS
Co-Autores: Luiz Ramon Silva Pontes

Reduzir os índices de evasão universitária é um dos grandes desafios para as instituições de Ensino Superior. Além das estratégias de captação e retenção, a instituição deve trabalhar continuamente para evitar a perda de alunos. O aluno passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição, levando-o, assim, a redefinir suas intenções e compromissos. No último ano de ensino médio, é normal que haja uma pressão para que os estudantes escolham suas carreiras de acordo com seus interesses, mas como escolher uma carreira sem ter tido contato com nenhuma profissão? O objetivo da feira de profissões é proporcionar aos estudantes um panorama das inúmeras possibilidades de carreiras disponíveis para eles, oferecendo oportunidade de explorar uma variedade de cursos e carreiras. A metodologia utilizada será a realização de uma feira das profissões dos cursos do CCA, esse evento será on-line, para que estudantes do ensino médio tenham acesso a informações sobre os cursos do CCA. Os resultados serão obtidos após o evento, porém, é esperado um resultado positivo, tendo em vista que a feira das profissões desempenha um papel crucial tanto para estudantes quanto para instituições de ensino. É de extrema importância para a minha construção acadêmica organizar um evento como esse, praticando minha autonomia dentro da universidade, que é imprescindível no desenrolar dos semestres, mostrando que a universidade tem muito a oferecer e não somente avaliações, mas sim me ajudando no desenvolvimento pessoal e profissional.