Encontros Universitários 2023. A QUALIDADE PARA A GRADUAÇÃO NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

A QUALIDADE PARA A GRADUAÇÃO NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autor Principal: ALAN SOUZA DA SILVA
Co-Autores: Fabíola Lima de Araújo

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) é uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC), que conta com oito departamentos e oferece seis Cursos de Graduação sendo: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Economia Ecológica, Engenharia de Pesca, Gestão de Políticas Públicas e Zootecnia. Os cursos citados têm um histórico de desistência nos períodos iniciais. Os estudantes que permanecem podem apresentar dificuldades de se manterem, é o caso dos que perdem o interesse por conta de reprovações nas disciplinas, os que não conseguem entrar nos programas de assistência estudantil além dos estudantes com algum tipo de deficiência físico-motora e/ou cognitiva. A partir de uma visão clara e precisa da real situação institucional em termos de indicadores de evasão e de acessibilidade o presente projeto, “A Qualidade para a Graduação no Centro de Ciências Agrárias” do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) tem como objetivo propor ações que possibilitem discussões com os setores competentes para traçar estratégias de como lidar com as questões postas. Logo, percebeu-se a necessidade de se consolidar os dados dos acadêmicos junto às coordenações dos cursos e a Secretaria de Acessibilidade da UFC, além da feira das profissões que está programada para acontecer em novembro de forma presencial, convidando alunos do ensino médio para participarem, deixando o conteúdo gravado e disponível posteriormente nas plataformas digitais. Com essas estratégias espera-se estimular uma cultura de inclusão dos indivíduos com deficiência, criar proximidade e sentimento de pertencimento garantindo a permanência e plena formação dos estudantes.