Encontros Universitários 2023. A METODOLOGIA DA PESQUISA COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Autor Principal: LIVIA ROCHA RODRIGUES
Co-Autores: Milena Marcintha Alves Braz; Andrea Geisiane Gomes da Silva

O projeto Metodologia de Pesquisa como Instrumento de Formação no ambiente da Graduação tem por objetivo colaborar na elaboração dos projetos de conclusão de curso dos estudantes que integram a disciplina de Projeto de Pesquisa da Graduação em Economia Ecológica. Metodologicamente, utiliza a colaboração entre os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) e do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), na forma de orientações por tutorias junto aos graduandos com o intuito de estimulá-los na produção de seus projetos de pesquisas, além do acompanhamento e de sanar dúvidas pertinentes à construção da pesquisa com o intuito de melhorar a qualidade da produção acadêmica. Ademais, os instrutores realizam oficinas nos chamados “Seminários Metodológicos sobre Elaboração de Projetos de Pesquisa”, em que são abordadas temáticas nas áreas de: produção de artigos científicos, normas da ABNT, trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa. O referido Projeto encontra-se em andamento, mas, como resultado, espera-se que ao final da disciplina todos os alunos tenham seus projetos elaborados, assim como tenham conseguido adquirir conhecimento científico no que diz respeito à metodologia da pesquisa. Diante do exposto, conclui-se que a articulação entre a pós-graduação e a graduação dará oportunidade de os graduandos conseguirem maximizar seus conhecimentos através da prática de pesquisa e do desenvolvimento de sua capacidade crítica por meio das atividades realizadas, assim como permite que os pós-graduandos possam se conectar com a docência através da articulação com a disciplina de graduação.