gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Laboratório de Estudos de Políticas Públicas

Área do conteúdo

POLÍTICA PÚBLICA PARA A INF NCIA: A IMPORT NCIA DA PARCERIA COM A FAMÍLIA PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE

Título: POLÍTICA PÚBLICA PARA A INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA COM A FAMÍLIA PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE

Código da Ação: 2021.PJ.1160/2023

Status: ATIVO

Resumo

O presente projeto visa envolver cada vez mais as famílias das crianças na instituição de ensino da qual elas fazem parte para fortalecer a parceria já existente. Para tanto nos fundamentaremos no modelo de envolvimento descrito por Epstein (1989) apud Bhering, E.; Siraj-Blatchford, I (1999) como base para implantar as ações necessárias a essa parceria e descrevemos algumas atividades para que a ação seja implantada: Pesquisar, selecionar, organizar em pastas ou em meio eletrônico os textos sobre políticas públicas voltadas à infância e em seguida disponibilizar para as famílias e também professoras; elaborar convites para que os pais possam se engajar na rotina das crianças; elaborar uma agenda de participação, organizando de forma a contemplar todas as famílias; elaborar um questionário para levantar as habilidades ou o que gostariam de realizar com as crianças na instituição; disponibilizar informações sobre as políticas públicas voltadas a infância vigentes em nosso estado. Nessa perspectiva o trabalho apresenta como objetivos específicos: Realizar um levantamento das políticas públicas voltadas à infância no contexto atual; compartilhar com as famílias as políticas vigentes no nosso estado; criar espaços de uma atuação mais efetiva dos pais dentro da instituição. Esperamos atingir todos esses objetivos para que possamos fortalecer a parceria pré-escola /família de forma harmoniosa. Compreendemos que as informações podem ampliar os conhecimentos dos pais sobre o trabalho que é realizado pela instituição e motivá-los a se envolverem mais nas atividades propostas pela UUNDC e consequentemente, reafirmar essa parceria que é tão importante para o desenvolvimento integral da criança e para uma Educação Infantil de qualidade.

Membros

Coordenador: