LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS (LEPP)
Título: LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS (LEPP)
Código da Ação: 2008.PG.xxxx/2024
Status: ATIVO
Resumo
O Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP) é um espaço para a formação de ambientes de estudo e disseminação de conhecimento científico sobre as políticas públicas no âmbito de sua formulação, gestão, acompanhamento e avaliação. Espera-se que as ações do Laboratório instrumentalizem a análise de políticas públicas e possibilitem a produção e publicação de textos científicos sobre o tema.
Espera-se, ainda, que o Laboratório seja um lócus para discussão de temáticas referente às políticas públicas, através da promoção de encontros, seminários, palestras, oficinas e cursos de extensão, para a atualização de estudantes e profissionais que trabalhem com estas temáticas; e, também preste assessoria e consultoria a organizações, grupos e movimentos sociais que lidam com a temática das políticas públicas, possibilitando o controle social das referidas políticas.
Ao longo dos anos o LEPP tem realizado diversos eventos na temática de políticas públicas, sejam seminários, palestras, ciclo de debates e cursos de extensão abertos a estudantes, professores, movimentos sociais, organizações não-governamentais e instituições públicas. O LEPP tem desenvolvido estudos e dado assessoria a diversas instituições, notadamente no campo das Políticas Sociais, principalmente no desenvolvimento de metodologias de trabalhos comunitários e avaliação de políticas de geração de renda.
Neste sentido, já foram desenvolvidos trabalhos como o Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (IPREDE), com a finalidade de desenvolver projetos, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para contornar o elevado grau de vulnerabilidade social das famílias atendidas pela instituição, quando foi desenvolvida uma proposta metodológica para programas de geração de emprego e renda, auxiliada pelo monitoramento de todas as ações executadas.
O LEPP desenvolveu no âmbito do Setor de Responsabilidade Social Corporativa de uma empresa privada, um projeto com o objetivo principal proporcionar a capacitação e orientações básicas para a formação de grupos produtivos para geração de renda em duas comunidades de Fortaleza e uma do interior do Estado. O objetivo do projeto foi ajudar os participantes a se organizarem como grupos de trabalho produtivo, estimulando a profissionalização dos artesãos e elevando a produção a níveis que permitissem o acesso a canais de distribuição e comercialização mais rentáveis para as comunidades. Buscou-se disponibilizar assessoria técnico-científica através de uma equipe multidisciplinar que viabilizou a implantação desses grupos, para que a partir de então buscassem a autonomia e a sustentabilidade na geração de renda.
O LEPP também realizou uma avaliação da execução das ações de responsabilidade social corporativa da mesma empresa no tocante a projetos de geração de renda em 19 comunidades nos quais a empresa desenvolveu projetos em Fortaleza e em cidades do interior do Estado. Este trabalho redundou em um trabalho posterior de desenvolvimento de um indicador para a avaliação de projetos de geração de renda, denominado Índice de Desenvolvimento Humano Familiar (IDH-F), indicador este adotado pela empresa para a avaliação dos seus projetos desde então.
Outra instituição com quem o LEPP tem trabalhado desde o seu início é o Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos – CEARAH Periferia – uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1991, que atua principalmente em Fortaleza e Região Metropolitana (CE-Brasil). Filiado à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e membro do Conselho Nacional das Cidades. Seu principal objetivo é o apoio ao Movimento Popular Urbano em suas lutas, visando a melhoria das condições de vida nos assentamentos humanos por meio do desenvolvimento e fortalecimento de ações coletivas no âmbito da habitação, geração de renda e capacitação de lideranças comunitárias.
Membros
Coordenador: JULIO ALFREDO RACCHUMI ROMERO
Docentes colaboradores:
BRENO ALOISIO TORRES DUARTE DE PINHO
Discentes bolsista:
Erica Tabosa Fontenele