Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos de Políticas Públicas

Área do conteúdo

LEPP marca presença expressiva nos Encontros Universitários 2025 com apresentação de diversos trabalhos

Data da publicação: 29 de novembro de 2025 Categoria: Notícias

O Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP) participou ativamente da edição de 2025 dos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizados no início de novembro no Campus do Pici. O evento, o qual é o maior palco de divulgação científica e extensionista da instituição, contou com a apresentação de pesquisas, relatos de experiência e debates conduzidos por bolsistas, pesquisadores e professores vinculados ao laboratório.

Durante os três dias de evento, a equipe do LEPP levou ao público acadêmico discussões fundamentais sobre temas como segurança pública, direitos humanos, população idosa, juventude no campo e questões indígenas, reafirmando o compromisso do laboratório em conectar a produção acadêmica com as demandas sociais.

O diálogo com saberes tradicionais e a vida no campo também protagonizou as discussões. O resgate histórico e cultural foi tema de Joelson Viera de Luna Pereira, que apresentou sobre a identidade linguística do povo Tapeba (Nheengatu), e de Maria Luiza Michalovitch, focada na elaboração de materiais didáticos indígenas.

Voltado para a juventude rural, o projeto “São José Jovem” foi representado pelos trabalhos de Gabriel Lucas Ribeiro e Luanda Rodrigues Lima, que abordaram protagonismo, inovação e sustentabilidade. Complementando o debate sobre o futuro no campo, Bruno Arlindo Farias e Emely dos Santos Barbosa discutiram agroecologia e soberania alimentar.

Um dos eixos centrais das apresentações foi a atuação das Guardas Municipais e a Segurança Pública. O bolsista Mateus Rodrigues Barbosa trouxe reflexões a partir do grupo de estudos sobre segurança e justiça, enquanto Samires Maria Silva Macêdo debateu o uso da força e o armamento das guardas. A análise institucional e simbólica dessas corporações foi aprofundada nos trabalhos de Ana Karolina Lima Martins e Francisco David da Silva Pereira.

Ainda nessa área, Pablo Ruan de Paula Teles discutiu a relação entre tecnologias digitais e direitos humanos nas guardas, e Maria Eduarda Agusto Pinheiro apresentou um levantamento sobre a atuação das corporações no combate à violência contra a mulher.

O LEPP também reforçou sua produção sobre ciclos de vida e educação. As políticas voltadas para a população idosa no Ceará foram analisadas por Jonathan Matheus Rodrigues e Vítor Araújo Silva, que apresentaram dados sobre o perfil demográfico desse segmento. Já no âmbito da infância, Emely Viana Cunha e Maria Vitória da Silva destacaram a importância das parcerias com famílias e instituições de educação infantil.

Outro destaque foi a apresentação em formato de pitch da aluna Larissa Mesquita, sobre práticas em docência na Economia Ecológica. Fechando o ciclo de apresentações, Liriel Gomes Cavalcante expôs estudos de indicadores sociais, Antônio Rodolfo Carneiro detalhou o gerenciamento das plataformas digitais do laboratório e Kaio Eduardo Vasconcelos relatou sua experiência nas atividades do LEPP.

A diversidade de temas apresentados reflete o caráter interdisciplinar do LEPP e seu compromisso em produzir conhecimento que dialoga diretamente com as necessidades da sociedade cearense.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo